terça-feira, 14 de outubro de 2008

Distúrbios em Podgorica


Explosões, sirenes de ambulâncias, confrontos e agitação nas ruas vão fazendo o quotidiano de Podgorica (capital do Montenegro), na sequência da manifestação de cerca de 10.000 manifestantes pró-Sérvia que protestavam contra o reconhecimento do Kosovo pelo seu país e da qual resultaram dezenas de feridos.

A oposição critica aquela decisão afirmando que o governo apunhalou a Sérvia pelas costas e aos gritos de “Traição”, “Kosovo é Sérvia” ou “Kosovo, coração da Sérvia” concederam ao primeiro-ministro um ultimatum para anular o reconhecimento dentro de 48 horas, convocar um referendo sobre o assunto ou sujeitar-se à convocação de eleições antecipadas.

Lembremos que cerca de 1/3 da população do Montenegro se declara sérvia, havendo apenas cerca de 7% de população albanesa.. Aqui como em tantos outros países uma consulta popular deitaria por terra as opções políticas de um governo distante dos anseios do seu povo. Sondagens fornecem mesmo o expressivo número de aproximadamente 80% de opositores a esta decisão. Mas o motivo é óbvio e declarado: pressões da UE; de novo o pranto de lentilhas... Lá como cá...